Posted by: Aba Cohen | February 26, 2009

Asteróide Tarsia = 1992 RT5: Uma homenagem a astrofísico brasileiro

Nós brasileiros temos mais um motivo de orgulho: agora temos nos céus um novo asteróide, cujo nome homenageia o astrofísico brasileiro Rodrigo Dias Tarsia. Em sua reunião do mês de fevereiro do Ano Internacional da Astronomia – 2009 – , o “Small Bodies Naming Committee” (Comitê de Denominação de Pequenos Objetos) – Massachusetts-USA – decidiu homenagear o Prof. Rodrigo Dias Tarsia dando o nome Tarsia = 1992 RT5 a um dos seis asteróides designados na ocasião.

O Prof. Rodrigo Tarsia é professor aposentado do Departamento de Física-UFMG onde atuou durante décadas, tendo sido diretor e pesquisador do Observatório da Serra da Piedade, trabalhando na área da fotometria e publicado artigos e livros de astronomia. Na mesma reunião do SBNC, junto com o Prof. Rodrigo foram homenageadas outras personalidades de renome internacional como o Astrofísico estoniano Jaan Einasto, autor de importantes contribuições na área da cosmologia, como a descoberta tanto da matéria escura quanto de estruturas celulares de larga escala observadas na distribuição de super-clusters galácticos no universo; outro homenageado nessa reunião foi o Poeta espanhol Esteban Manuel de Villegas, autor de trabalhos líricos precursores do Neoclassicismo.

O asteróide Tarsia = 1992 RT5  foi descoberto pelo astrônomo belga Eric Walter Elst no dia 2 de setembro de 1992, e coube ao próprio Prof. Elst comunicar no último dia 07 de fevereiro, diretamente ao Prof. Tarsia, sobre a decisão do SBMC.

Tenho a honra de ser ex-aluno e posteriormente colega do Prof. Rodrigo Dias Tarsia. Maior ainda é o privilégio e satisfação de compartilhar de sua amizade


Responses

  1. O Rodrigo já fazia por merecer uma homenagem como esta há muito tempo, pelo grande astrofísico que ele é. Parabéns Rodrigo

    • Caríssimo Nilton, que satisfação vê-lo passeando por meu blog. Agradeço sua participação e comentário. A homenagem ao Rodrigo é um reconhecimento da comunidade astronomica mundial que, por tabela, nos deixa muito orgulhosos.

  2. Muito merecida esta homenagem ao Rodrigo. Sempre studioso e dedicado às suas pesquisas. Aos vinte e poucos anos ganhou de natal um telescópio comprado na MESBLA e escolheu a Serra da Piedade para fazer suas primeiras observações noturnas do céu. Conquistou a amizade do frei da Igreja da Serra da Piedade e lá conseguiu um catinho onde construiu uma cabana meio improvisada onde instalou seu telescópio. Durante anos passou seus fins de semana por lá. Com alguns amigos formou um grupo de estudo e o pequeno observatório prosperou. Inauguraram, então, no local um grande e belo Observatório com um telescópio gigante com lente importada da Alemanha, que anos mais tarde foi encampado pela Universidade Federal de Belo Horizonte, onde lecionou Física.
    Mudou-se para Paris, onde durante muitos anos realizou pesquisas no Observatoire de Mudon… E esta é apenas uma parte da história do professor Rodrigo. Parabéns Prof Rodrigo.

  3. RODRIGO P A R A B E N S !
    fiquei muito contente ao saber do seu sucesso como profissional. Como pessoa sempre soube do seu valor.
    Partecipo da alegria da famìlia. Que DEUS o proteja.
    Um abraço com todo carinho da amiga como sempre Lia


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: