Posted by: Aba Cohen | May 11, 2010

Gil Giardelli @ TEDxSudeste

Como um furacão que passa e transforma a paisagem, a MACRO-mini palestra do Gil Giardelli mostrou o mundo de oportunidades que está disponível aqui e agora, acessível a qualquer cidadão que queira praticar o que Giardelli definiu como “webcidadania“.  Nessa “Vitrine do Terceiro Milênio” encontramos  uma infinidade de  recursos produzidos e garantidos (sob meu olhar, como físico) pela Ciência e Tecnologia contemporâneas, que  lá na retaguarda, mantêm suas máquinas funcionando a pleno vapor. Recursos amplamente disponíveis que  todos podem usufruir neste momento ímpar de grandes transformações que, como numa rota de mão-dupla,  permite a todos dar e também receber. 

A referência a Galileu Galilei, como um pioneiro das redes sociais, foi muito apropriada: para se comunicar melhor com o povo, Galileu foi um dos primeiros a abandonar o latim e usar o italiano em favor do interesse em trazer a verdade a todos. Foi também muito apropriada a idéia do Prêmio Nobel da Paz à internet pelos benefícios que a WEB traz. Nesse sentido a palestra do Gil pode ser considerada como a síntese do próprio TEDx, refletindo a maioria das apresentações, seja em favor da inclusão social (palestra daTereza D’Amaral, Barricelli, Monteiro, Cavalcanti) ou da ecologia (Trigueiro,  Gelli, Lerner,  Vik Muniz) e tantos outros temas. Esse novo potencial ficou muito bem sintetizado na idéia de que “jamais conseguiremos achar novas terras usando velhos mapas”. Não foi à toa que John Perry Barlow, criador da “Idéia-Ciberespaço”, twittou “Gil Giardelli at #TEDxsudeste is singing my old dreams for Cyberspace in a fresh young voice that makes them new.” 

Foi uma palestra marcante, com dezenas de exemplos de  sonhadores capazes de mudar o mundo e que muito me honrou ao incluir na citação este nosso #fisicafacil: O uso das novas midias a apoiar miríades de novas ideias e a democratização do Conhecimento que deixa de ser para poucos e se espraia… para todos – É o melhor modo de se fazer a inclusão social nos tempos atuais…. como o Gil Giardelli tão bem sintetizou: “Sonhar sozinho é utópico, quando o sonho é coletivo! É o começo de grandes mudanças”.


Responses

  1. […] de: (os respectivos links virão progressivamente) Andrew Essex, Cezar Taurion, Fred Gelli, Gil Giardelli,  Jaime Lerner, John Perry Barlow, Karen Worcman, Karina Israel, Luigi Baricelli, Pedro […]

  2. Gosto muito dos seus posts, você escreve uito bem.
    Continue postando que eu continuo lendo!

    Abraços!

    • Olá Lucas, agradeço o comentário e suas boas palavras. Como você postou esse comentário a partir do post “Gil Giardelli @ TEDxSudeste” aproveito para complementar o que disse lá, lembrando que, além das questões da “ecologia” e “inclusão social”, a que me referi no post, o encontro envolveu diversos outros temas como educação, segurança, ética, cidadania, ciência e tecnologia e o referido palestrante bateu em todas essas teclas, ponto-a-ponto. Posto isto adiciono uma observação final, que considero dramática: O “brainstorm” a que encontros como o TEDxSudeste vem submetendo seus privilegiados espectadores, em todos esses campos citados acima, representa o cadinho de fundição (melting pot) das mais avançadas idéias acontecendo num momento revolucionário (entenda-se a conjunção WEB + centenas de novos gadgets a cada década + novas perpectivas computacionais = computação quântica + novas descobertas no curto prazo…) cujas consequencias são difíceis de se vislumbrar em termos do que resultará, mesmo num horizonte de uma a duas décadas. As Universidades do mundo que se cuidem, e veja que eu ensino e pesquiso numa das mais importantes do Brasil.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: