Posted by: Aba Cohen | March 18, 2012

Altruísmo Recíproco

Este é o segundo post de autoria do professor Alaor Chaves -Departamento de Física-UFMG- que publicamos sobre as estratégias de mecanismos altruístas adotadas por diferentes grupos (racionais ou não)  que acabam levando à  otimização das condições de preservação/auto-sustentação dos respectivos  agrupamentos. No primeiro trabalho o autor utiliza argumentos de natureza genética e cálculos estatísticos para ponderar ações altruista quanto à sua eficiência na preservação de grupos geneticamente relacionados. No presente tabalho, intitulado “Altruísmo Recíproco”, o prof Alaor amplia o conceito para grupos não necessariamente relacionados geneticamente.  Nos exemplos a Teoria dos Jogos é empregada para avaliar situações como a de dois (ou mais) personagens -como prisioneiros cujas penas podem depender de terem comportamentos com maiores ou menores doses de altruísmo ou egoísmo,  para avaliar diferentes possibilidades no benefício individual e/ou do grupo como um todo.

Clique aqui e assista a APRESENTAÇÃO Altruismo Recíproco

 Os interessados em entrar em contato com o professor Alaor poderão enviar um e-mail para alaor@fisica.ufmg.br A apresentação está no formato ppt e, em sendo utilizada em alguma exibição, deverá ser feita na integralidade, preservando-se a autoria.


Responses

  1. […] Altruismo Recíproco (fonte: Física Fácil) […]

    • Como não consegui identificar seu e-mail, não tenho como repassar sua pergunta para o autor do artigo, prof. Alaor Chaves; sugiro no entanto que entre em contato com o mesmo que certamente saberá responder a sua pergunta.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: